Um artista genial que nasceu em Okinawa, Hidekatsu, tem Miruku Munari como música representativa. Seria a junção de duas palavras: miruku de miroku bosatsu, e munari, que quer dizer dança no idioma da ilha de Bali (Indonésia). Eu conheci essa música antes de ser lançada em CD. Quando prestava serviço à gravadora RBC Vision, vi o sr. Mitsuo Yamada usando Miruku Munari em um comercial e então, assim que escutei, trouxe para o Matsuri Daiko.
A coreografia de Miruku Munari foi criada por Kunio Medoruma*, diretor do departamento Geion do Ryukyu Koku Matsuri Daiko. A coreografia foi criada na ilha Iheya, que, segundo a tradição, é a ilha das divindades. Alguns membros do Matsuri Daiko estavam na ilha para participar do Iheya Matsuri e estavam hospedados em um albergue.
Aconteceu quando o sol da manhã nos enviava uma luz terna. Assim como dizem os versos feitos nos primórdios de Ryukyu, ”o florescer no grande céu chamado Akemodoro”, o majestoso sol tingia de vermelho o oceano que cerca a ilha de Iheya. E envolto em todo esse mistério, misturado com a gentileza, Medoruma (Kunio), nas areias da praia, estava engajado na criação da coreografia. A areia marcando cada passo, como se palavras fossem escritas no solo, a performance foi se consolidando. Depois disso, Kunio entrou no albergue gritando “terminei! terminei!“ para os membros que estavam dormindo, e foi logo ensinar a dança.
A música que representa o Matsuri Daiko começa com um cumprimento com as mãos unidas demonstrando gratidão. Curiosamente, alguns espectadores começam a bater palmas no começo da música, quando o cumprimento se inicia. Acredito que o motivo esteja no ato de juntar as mãos, que em várias culturas do mundo, é relacionado à reza ou a algum tipo de ritual.
A estreia de Miruku Munari foi no evento considerado o mais importante pelo grupo, o Okinawa Zentō Eisā Matsuri. O taiko de eisā fez soar a força da vida, ao som de uma música fantástica. Quando a dança terminou, o público começou a correr em nossa direção e a nos envolver. A música já havia gerado grande repercussão devido à propaganda, e no Zentō Eisā Matsuri de sua estreia, a mesma gerou uma emoção capaz de estremecer tanto o público quanto os membros que realizaram a performance.
“Qualquer pessoa que tenha vivido as mais diversas experiências”, quando for dançar Miruku Munari, terá de fazer um cumprimento às que se encontram a sua frente. São palavras de Kunio Medoruma, diretor do departamento Geion e criador da coreografia de Miruku Munari.
* Kunio Medoruma: irmão de Takeo Medoruma
Coluna Takeo Medoruma
Texto original publicado em 24/02/2012
Fonte: http://column.ryukyukokumatsuridaiko.com/