Um dos orgulhos que Okinawa pode ter no mundo: o eisā.
O som do taiko de eisā que soa pela noite de verão e o jeito enérgico da dança de taiko dos jovens fazem os espectadores transbordarem emoção.
O Okinawa Zentō Eisā Matsuri, realizado em Okinawa-shi, faz os corações dos jovens vibrarem como se fosse em um campeonato de beisebol. Esse Okinawa Zentō Eisā Matsuri é um evento que simboliza o verão de Okinawa, trazendo entusiasmo a mais de 300 mil espectadores.
O Matsuri Daiko, que teve início em 1982, no começo era um grupo que utilizava apenas o ōdaiko de eisā. Talvez tenha sido a razão de chamar a atenção dos fãs de eisā, e com isso, no ano seguinte à formação do grupo, foi decidida a nossa participação no Okinawa Zentō Eisā Matsuri. Nesta apresentação de estreia no evento, eu pensei que deveríamos inserir uma performance nova para eisā. E a coreografia criada foi Tachiutushi. Esta música, mesmo entre as músicas clássicas de Ryukyu, apresentava força e vigor, por isso, no decorrer da criação da coreografia, fui inserindo katas de karatê e “tempos” de taiko tradicional de Ryukyu. Assim, a performance foi concluída e era chegado o momento de estreia no Zentō Eisā. A dança Tachiutushi ganhou muita popularidade e muitas pessoas louvaram muito.
Alguns dos motivos que fizeram o Ryukyu Koku Matsuri Daiko chamar a atenção foram: primero, no começo, só usávamos o ōdaiko de eisā; segundo, o fato de colocarmos mulheres para tocar ōdaiko; e terceiro, o fato de usarmos músicas clássicas de Okinawa, além de rock e pop; sendo música que cause emoção, eu acredito que podemos incluir qualquer uma.
Ao entrar no Matsuri Daiko, primeiro ensinamos Tachiutushi. O segundo shidōbucho, Tsutomu Nakama, disse que se conseguir dançar essa coreografia, será capaz de dançar todas as músicas do Matsuri Daiko. Entre as coreografias que usamos, eu acho essa especialmente difícil. Mesmo após 30 anos do surgimento do grupo, a primeira música a ser ensinada ainda é Tachiutushi.
O Ryukyu Koku Matsuri Daiko se aproxima de seus 30 anos. A todos os envolvidos em nos conceder a participação no Zentō Eisā Matsuri, gostaria de transmitir minha gratidão de coração.
Coluna Takeo Medoruma
Texto original publicado em 04/05/2012
Fonte: http://column.ryukyukokumatsuridaiko.com/